Felipe Melo e Ramires já foram campeões juntos na seleção; relembre

há 10 dias

A Sociedade Esportiva Palmeiras não para de tornar sua equipe cada vez mais forte. O luxuoso elenco do técnico Luiz Felipe Scolari ganhou mais um nome de peso. O volante Ramires, de 32 anos, foi anunciado na última quinta-feira (13). O atleta chega do Jiangsu Suning da China. Ramires será novamente companheiro do também volante Felipe Melo. Ambos jogaram juntos pela seleção brasileira na primeira passagem de Dunga como treinador da seleção canarinho e foram campeões da Copa das Confederações em 2009, na África do Sul.

O atual cão de guarda palmeirense era peça de confiança de Dunga e alcançou a titularidade da seleção, onde fazia dupla com Gilberto Silva e utilizava a camisa de número 5. Cinco, aliás, é o número de jogos que Felipe Melo fez na competição. Desde a estreia contra o Egito até a decisão contra os Estados Unidos, o volante que defendia a Fiorentina na época não arredou o pé do gramado, jogando todos os jogos da seleção na competição.

Ramires, por sua vez, ainda jogava pelo Cruzeiro. Na seleção, era reserva, mas não foi à África apenas para completar a lista de convocados. O camisa 18 do Brasil naquele torneio foi utilizado na vitória por 4 a 3 sobre o Egito na primeira fase, quando entrou na vaga de Elano. Ramires foi titular no 3 a 0 contra a Itália, último jogo da fase de grupos, e na semifinal sofrida diante da África do Sul, quando o Brasil venceu a seleção anfitriã por 1 a 0, com emblemático gol de falta de Daniel Alves aos 43 minutos do segundo tempo.

O novo reforço do Palmeiras também foi titular na decisão contra os Estados Unidos, jogada no Ellis Park em Joanesburgo. Naquele jogo, a seleção brasileira foi para o vestiário no intervalo de jogo perdendo por 2 a 0. Ramires saiu aos 22 minutos do segundo tempo para dar lugar a Elano. O time brasileiro correu atrás do prejuízo e chegou ao empate com dois gols de Luís Fabiano, que vivia grande fase e foi artilheiro daquela edição do torneio com 5 gols. A virada brasileira veio com o zagueiro e capitão Lúcio, de cabeça, com 39 jogados do segundo tempo.

Dez anos depois, tanto Felipe quanto Ramires estão mais experientes e com notáveis passagens pelo futebol internacional em suas bagagens. Agora, os torcedores palmeirenses aguardam ansiosamente os veteranos jogando juntos no miolo do esquema de Scolari e tempo é o que não deve faltar para isso. Felipe Melo renovou com o Palmeiras até dezembro de 2021 e Ramires assinou contrato com o clube até 2023.

Relembre o grupo de jogadores convocados pelo então técnico da seleção brasileira, Dunga, para a Copa das Confederações de 2009.

 

Goleiros

Júlio César (Inter de Milão)

Gomes (Tottenham)

Victor (Grêmio)

 

Laterais

Maicon (Inter de Milão)

Daniel Alves (Barcelona)

Kléber (Internacional)

André Santos (Corinthians)

 

Zagueiros

Luisão (Benfica)

Alex (Chelsea)

Lúcio (Bayern)

Juan (Roma)

 

Volantes

Josué (Wolfsburg)

Gilberto Silva (Panathinaikos)

Felipe Melo (Fiorentina)

Anderson (Manchester United)

 

Meio-campistas

Elano (Manchester City)

Ramires (Cruzeiro)

Júlio Baptista (Roma)

Kaká (Milan)

 

Atacantes

Alexandre Pato (Milan)

Robinho (Manchester City)

Luís Fabiano (Sevilla)

Nilmar (Internacional)