Relembre como estavam os times da Série A no último título do Brasil na Copa América

há 11 dias

Nesta sexta-feira(14), o Brasil irá estrear na Copa América diante da Bolívia,  duelo que será realizado no Morumbi, ás 21h30. A Seleção que conquistou oito taças da competição, mas vem acumulando insucessos na competição nos últimos anos. O time que  espera acabar com o jejum que já dura 12 anos.  Em 2007, ainda com Dunga no comando, a equipe canarinho conquistou sua última taça do torneio. Mas outro campeonato também chamou atenção, que foi o Brasileirão, conquistado pelo São Paulo. Mas você se lembra como estavam os times da atual edição da Série A no torneio daquele ano em que o Brasil conquistou a Copa América?

Siga o Torcedores no YouTube? Clique aqui e se inscreva

Athletico Paranaense:

O clube ainda não tinha mudado de nome e vinha de algumas temporadas de destaque. Dois anos antes tinha perdido a final da Libertadores para o São Paulo e era tido como uma pedra no sapato dos times da primeira divisão. No Brasileirão daquele ano acabou ficando apenas na décima segunda colocação e foi o último a se classificar para a Copa Sul-Americana, sendo eliminado no ano seguinte para o Chivas do México.

Atlético-MG

Fez uma temporada semelhante ao time paranaense, mas conquistou uma melhor colocação. Acabou terminando em oitavo lugar e ficou apenas cinco pontos de conseguir uma classificação para a Libertadores. Acabou conquistando a vaga para a Sul-Americana, mas foi eliminado ainda na segunda fase para o Botafogo, inclusive com uma derrota por 5 x 2.

Avaí

Na atual edição do Brasileirão o time vem tendo muitas dificuldades e é forte candidato ao rebaixamento, mas em 2007 a situação era ainda pior. A equipe estava na Série B e ficou apenas seis pontos na frente do Paulista, último rebaixado daquele ano. O Leão foi o décimo quinto colocado e teve saldo negativo.

Bahia

Hoje o técnico Roger Machado consegue fazer uma campanha de qualidade do time e até competições internacionais já estão sendo sonhadas por seus torcedores, mas o ano de 2007 foi duro para a equipe baiana. Estava na Série C do Brasileirão e viu seu principal rival conquistar o acesso para a Série A. Acabou conquistando o acesso, ficando com o vice-campeonato da competição.

Botafogo

Foi outra equipe que acabou fazendo uma campanha razoavel e conquistou a classificação para a Sul-America de 2008. Terminou em oitavo lugar, passando perto da vaga para a Libertadores. Teve vida curta na Sul-Americana, sendo eliminado nas quartas para o Estudiantes, time que seria o vice-campeão daquele ano. Tinha no seu elenco o craque Dodô, artilheiro do time no Brasileirão de 2007 com 15 gols.

Ceará

Em 2007 o time se livrou do rebaixamento e por pouco. A equipe fez uma competição muito fraca e por bem pouco não amargou uma Série C, situação que seu rival acabaria passando nos anos seguintes.  Fez 50 pontos e se salvou graças ao Paulista, que já vinha demonstrando estar iniciando sua queda pelas tabelas dos estaduais e campeonatos nacionais.

Chapecoense

Disputou a Série C naquele ano e fez uma péssima campanha. Das 64 equipes participantes o time ficou na posição 54, sendo eliminados ainda na primeira fase. O grupo que contava com Roma e Ulbra, que atualmente estão extintos e com o Paranavaí, que disputa a segunda divisão do Paraná. Naquela época o time não tinha a mesma força e seu torcedor não imaginava que poderia chegar na primeira divisão nos anos seguintes.

Corinthians

Foi um ano em que certamente o torcedor risca do calendário. A equipe fez a pior campanha da sua história e acabou na última rodada sendo rebaixada para a Série B do ano seguinte. Não conseguiu vencer o Grêmio na última rodada e decretou seu primeiro e único descenso. Temporada essa que os torcedores preferem esquecer, já que o campeão foi o São Paulo, rival do time. Ainda teve a noticia positiva de Arce, que foi chamado para a Copa América.

Cruzeiro

Não chegou entre os quatro primeiros da competição, mas descolou uma vaga para a Pré-Libertadores do ano seguinte. Ficou em quinto lugar com 60 pontos e conquistou com antecedência a vaga para o torneio continental. Acabaria no ano seguinte perdendo as duas partidas para o Boca e sendo eliminado nas oitavas.

CSA

Tentava se reerguer primeiro no cenário estadual para depois tentar voltar a disputa de uma competição nacional. Viu o CRB na Série B e o ASA na Série C, mas não disputou nenhuma divisão do Brasileirão daquele ano, ao contrário dos seus rivais. O finalista da Copa Conmebol de 1999 passava por um momento de reconstrução e isso acabou trazendo frutos nos anos seguintes.

Flamengo

Se classificou de maneira direta para a Libertadores do ano seguinte e foi o terceiro colocado, apenas um ponto a menos que o Santos, vice-campeão. Inclusive teve o maior público daquela competição, quando levou 82 mil torcedores ao Maracanã, na vitória diante do Athletico Paranaense. Na Libertadores do ano seguinte caiu cedo, nas oitavas de finais, na partida em que o atacante Cabanas se destacou.

Fluminense

Uma temporada muito boa no Brasileirão daquele ano, nada se compara a situação que vive hoje. Conquistou a Copa do Brasil de 2007 e no Brasileirão foi o quarto colocado, no ano seguinte chegaria a final da Libertadores, mas perderia para a LDU.

Fortaleza

Estava na Série B e não conquistou o acesso por três pontos apenas. A quinta colocação com 56 pontos contra 59 pontos do Vitória deixaram um gosto amargo no torcedor. No ano seguinte o time fez 45 pontos e se não fosse o Marília teria sido rebaixado.

Goiás

Esteve bem próximo do rebaixamento, mas venceu o Internacional na última rodada e contou com um resultado negativo do Corinthians para permanecer na primeira divisão, com apenas um ponto de diferença para o time paulista.

Grêmio

Fez uma boa campanha no Brasileirão, apesar da sexta posição. O time naquela época estava mais preocupado com a Libertadores de 2007, quando perdeu a final para o Boca Juniors. Na Série A ficou apenas dois pontos do Cruzeiro e por pouco não conseguiu a vaga para a competição continental.

Internacional

No ano anterior tinha conquistado a Libertadores e o Mundial e despontava na competição como amplo favorito, mas não emplacou. Ainda tinha alguns atletas que levantaram a competição continental, mas já começava a formar a equipe que conquistaria a Sul-Americana. Ficou em décimo primeiro lugar na Série A.

Palmeiras

Foi o sétimo colocado e por bem pouco não se classificou para a Libertadores. Fez uma campanha semelhante ao Grêmio, mas uma vitória a menos tirou as chances do time de conquistar a sexta posição. No ano seguinte seria o quarto colocado do torneio.

São Paulo

Conquistou a Série A daquele ano e a seguinte. Vivia uma das suas melhores fases da história e ainda colhia frutos do time que levantou a Libertadores em 2005 e o Mundial diante do Liverpool. Levantou o Brasileirão com impressionantes 72 pontos, incluindo uma goleada 6 x 0 diante do Paraná. Alex Silva e Josué, atletas do clube na época, foram convocados para a disputa da Copa América de 2007.

Santos

Foi o vice-campeão, mas não assustou muito o São Paulo. No ano seguinte teve uma das suas piores temporadas na história e por bem pouco não foi rebaixado para a Série B. Na edição de 2008 fez 44 pontos e não parecia aquele time que quase eliminou o Grêmio na Libertadores. Tinha em Zé Roberto e Kleber Pereira as principais referências. Vale destacar que um atacante jovem vindo da Portuguesa começava a se destacar no clube. Jonas, ídolo do Benfica, entrava no segundo tempo e mais tarde despertaria o interesse do Grêmio. Teve Kléber convocado para a Copa América.

Vasco da Gama

A décima colocação do Brasileirão daquele ano foi um resultado maravilhoso para o time carioca, ainda mais se o torcedor se lembrar do ano seguinte. O Vasco conquistou a classificação para a Sul-Americana, mas seria eliminado na segunda fase para o Palmeiras. 2008 que foi o ano que foi rebaixado para a Série B.